Móveis Luís XV: os designs mais icônicos

Prepare-se para mergulhar no glamour e na sofisticação dos móveis Luís XV! Este estilo de design icônico do século XVIII é conhecido por sua elegância, refinamento e rica ornamentação, que encantam até os dias de hoje. Ao longo deste artigo, vamos explorar alguns dos móveis Luís XV com os designs mais icônicos e suas características distintas, para que você possa se inspirar em um dos estilos mais elegantes e atemporais da história.

 

Obras de arte da nobreza

Os móveis Luís XV são conhecidos por seu estilo elegante e refinado que dominou a França do século XVIII. Esta época foi marcada pela criação de obras de arte que combinavam a sofisticação da arte barroca com o charme da arte rococó.

O estilo Luís XV é marcado por formas curvas e sinuosas, detalhes ornamentais e materiais nobres, como madeira, mármore e tecidos luxuosos. Entre os mobiliários de design icônico deste estilo estão as bergères e fauteuils, assentos estofados que eram frequentemente encomendadas por nobres e reis para embelezar suas residências. Além disso, outras peças como as mesas de centro, mesas de jantar, cômodas, penteadeiras e aparadores também são muito apreciadas por seu refinamento e beleza. Os móveis Luís XV são verdadeiras obras de arte que transcenderam o tempo e continuam a inspirar designers e decoradores de interiores até hoje.

Design Icônico Luís XV

O charme dos assentos icônicos Luís XV: bergères e fauteuils

Entre os móveis Luís XV mais icônicos estão as famosas “bergères” e as “fauteuils”. Esses tipos de assentos se tornaram um símbolo do estilo Luís XV por causa de suas formas curvas e sinuosas e de sua rica ornamentação.

As bergères são poltronas curvas, com encosto alto e braços estofados, que proporcionam um nível de conforto inigualável. Já as fauteuils são cadeiras estofadas com braços, que apresentam uma estrutura de madeira curvada e esculpida à mão com detalhes ornamentais. Ambos são estofados em tecidos luxuosos e decorados com detalhes em madeira esculpida à mão, como flores, folhas e arabescos. Esses assentos eram frequentemente usados por nobres e reis em seus castelos e palácios, e hoje em dia ainda são um símbolo de sofisticação e requinte em residências e estabelecimentos comerciais. As bergères e fauteuils são um verdadeiro tesouro da história do mobiliário, que continua a ser apreciado por sua beleza e sofisticação em ambientes clássicos e contemporâneos.

 

Mobiliário Luís XV: design icônico e funcional

Os móveis Luís XV são conhecidos por sua beleza e elegância, mas também por sua funcionalidade. Na época, o mobiliário era visto como uma forma de mostrar a riqueza e o poder da aristocracia, mas também como uma forma de facilitar a vida cotidiana. Os móveis Luís XV foram projetados para serem bonitos e úteis, o que os tornou muito populares entre a elite da época.

Outro móvel Luís XV que é extremamente de design icônico é a “cômoda”. Esse tipo de móvel era frequentemente usado para armazenar roupas de cama, toalhas e outros artigos de uso pessoal. As cômodas Luís XV eram frequentemente feitas de madeira nobre, como mogno, carvalho e nogueira, e eram decoradas com ornamentos em bronze dourado.

Além das bergères, fauteuils e cômodas, outros móveis Luís XV notáveis incluem as mesas de centro, os aparadores, penteadeiras e as mesas de cabeceiras. Cada um desses móveis apresenta características distintas que os tornam únicos e que ajudam a definir o estilo Luís XV. Por exemplo, as mesas de centro Luís XV geralmente apresentam pernas curvas e esculpidas, enquanto os aparadores Luís XV são frequentemente decorados com arabescos e folhagens.

 

Design icônico atemporal

Os móveis Luís XV são um exemplo clássico de um estilo de design que resistiu ao teste do tempo. Suas formas elegantes e ornamentação elaborada continuam a inspirar designers e decoradores em todo o mundo. Se você está procurando por móveis que combinem beleza e funcionalidade, os móveis Luís XV são uma excelente escolha. Com sua rica história e distinção inegável, eles são a escolha perfeita para quem deseja adicionar um toque de elegância e sofisticação a qualquer ambiente.

 

Imagens Atelier Clássico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.