Visual romântico, sensual e feminino, os móveis do período Luís XV é, sem dúvida, o maior de todos os períodos inspiradores do mobiliário francês. Luís XV pode ter sido um rei relutante, mas seu reinado marcou uma época de paz, riqueza e belas decorações. O surgimento de móveis assimétrico estilo rococó, mais ornamentado e mais emotivo, foi considerado por muitos como a Idade de Ouro do mobiliário francês.
O rococó de Luís XV favorecia a assimetria que vinha da época da Regência, enquanto Luís XIV com o estilo barroco se concentrava na simetria. O mobiliário estilo Luís XV foi produzido facilmente e adaptado às necessidades de todas as classes, da realeza à provinciana.
Certamente, durante o reinado de Luís XV os designs de seus mobiliários foram de grande criatividade. As mulheres se tornaram muito mais poderosas durante este período e sua influência foi sentida na corte. As mobílias do estilo Luís XV proporcionavam uma decoração elegante com designs de qualidades especiais que apresentava:
- O conforto dos móveis Luís XV
- A praticidade do mobiliário Luís XV
- O design característico dos móveis Luís XV
1.O conforto dos móveis Luís XV
Curvas moderadas, linhas retas, ornamentos menos fantasiosos comparados ao estilo barroco apontavam para o início de uma nova técnica do estilo de móveis Luís XV. Por exemplo, a cadeira Luís XV ficou menor e mais feminina. O design com curvas das pernas, encosto e assento exibem muita sensualidade para a cadeira Luís XV. Logo, incorporaram estofados macios aos assentos, satisfazendo o desejo da sociedade da corte por mais comodidade.
A produção de estofamento nos assentos foi muito rigorosa a fim de atingir o máximo de conforto. Assim, os móveis confortáveis, como o recamier se tornaram muito populares. Luís XV preferia móveis adequados para seu conforto durante suas conversas, refeições e reuniões.
2.A praticidade do mobiliário Luís XV
Os móveis Luís XV ficaram mais práticos e facilmente transportáveis sem perder nada de sua elegância. Peças funcionais atraiam o gosto de todos. Móveis femininos, como penteadeiras estavam na moda. Do mesmo modo, as escrivaninhas semelhantes às encontradas na sala de Luís XV em Versalhes eram muito famosas. Tanto eram a praticidade dos mobiliários que a popularidade das peças se espalhou e vários artesãos tentaram transformar os móveis existentes e criar novos designs atraentes. Principalmente, peças com compartimentos escondidos e gavetas secretas também se tornaram notórios.
3.O design característico dos móveis Luís XV
A fauna e a flora eram a inspiração para decorações em bronze, madeira entalhada e marchetaria. Além disso, molduras rococós e as conchas das vieiras tinham formatos assimétricos. Pombas e golfinhos eram os motivos animais preferidos. Assim como as flores estilizadas surgem por toda parte, o acanto combinava com todos os motivos rococó. Entretanto, símbolos de amor, pastorais e românticos, eram as decorações mais populares. Todas as mesas compartilhavam um elemento comum, a perna “cabriolet”. Enfim, tanto as casas parisienses como a corte desse período tiveram seus cômodos decorados com o charme dos ilustres mobiliários Luís XV.
O rococó permitia usar uma pintura em tom pastel com ênfase nas cores rosa, amarelo, azul e verde com os destaques obrigatórios em branco e o ouro, principalmente da marchetaria. Por outro lado, apenas a arte “chinoserie” inspirados na cultura chinesa, como os ornamentos florais, recebem uma pintura com o brilho da laca na peça.
Uma peça feita para Luís XV com todas as qualidades especiais
Especialmente feita para atender o gosto do rei Luís XV – a poltrona bergère, ganhou o gosto do rei. Curvas, assento baixo, moldura de madeira realçada altamente entalhada, detalhes em dourado e ainda incluía placas revestidas de tecido entre os braços e o assento. Design elaborado para ser um móvel pessoal oferecendo uma decoração inusitada, em vez de colocada contra uma parede, a poltrona bergère se encaixa em qualquer espaço.