O mobiliário estilo Regência teve seu marco na decoração de interiores, mesmo sendo por um curto período – com início em 1715 e deixando seu reinado no ano de 1723. No entanto, esse estilo clássico serviu de inspiração para seu sucessor, Luís XV.
Por outro lado, o mobiliário Luís XV se concentrou mais no movimento de liberdade nas formas. Rompendo com o estilo antigo ou clássico, este período inventou um repertório ornamental totalmente inovador e original, o estilo Rococó.
Luís XV e o Estilo Rococó
Rococó é a expressão mais marcante do estilo Luís XV. O termo foi aplicado pela primeira vez à base em forma de rocha com objetos feitos de bronze ou cerâmica, e o termo pouco a pouco se estendeu… começou a ser aplicado em produções de diversas formas distintas e definiu um estilo de ver e sentir.
A assimetria influenciou o conceito do mobiliário Luís XV com formatos de linhas muito curvas e sinuosas. Também, na decoração de interiores eram muito comuns espelhos e grandes tetos brancos com uma rosácea central decorando o cômodo principal.
Marchetaria, bronzes, madeira esculpida e trabalhos em metal compartilhavam os motivos decorativos, como os temas trazidos da flora e da fauna. As conchas, que eram usadas com frequência, foram cada vez mais sendo remodeladas e reinventadas. As flores eram estilizadas – em buquê ou guirlanda – e estavam presentes por toda parte, rodeadas por folhagens também estilizadas e muitas vezes douradas. Folhas de acanto foram fortemente misturadas com todos os motivos Rococó. Símbolos de amor, caça, música ou artes pastorais eram igualmente usados com frequência.
Conhecido pelo uso rigoroso das curvas e o uso excessivo de ornamentos, o estilo Rococó reinou nos interiores parisienses de 1730 a 1735 e foi interrompido entre os anos de 1745-1750. Neste período se desenvolveu um novo estilo intermediário entre o rococó e o clássico, de onde os ornamentos neoclássicos apareceram organizados de maneira fortemente simétrica.
O Distinto Mobiliário Luís XV
Certamente, o estilo Luís XV estabeleceu o maior período de fabricação francesa de móveis. Os materiais usados eram bastante variados e as técnicas eram notáveis. Logo, os móveis se tornaram mais versáteis e práticos, com formas que se adaptavam a todos os usos.
Durante o período Luís XV, as formas sofreram diversas variações. Para satisfazer ocupações distintas e passatempos requintados, todos os tipos de pequenas peças de mobiliário foram arquitetados com atenções precisas: mesas de café ou de trabalho, penteadeiras e mesas de cabeceira. Consoles, cadeiras e sofás feitos de madeiras nobres eram confeccionados artesanalmente com variações diversas.
Estilo Luís XV: formas e cores na decoração
A ornamentação Luís XV é muito famosa pelo seu movimento fantástico caracterizada pelo uso de linhas curvas, rococó, além de um gosto articulado por motivos florais assimétricos, temas exóticos e vida exuberante. A linha curva, que dava a impressão de movimento, era usada abundantemente. O mobiliário Luís XV possui linhas em formas de “C” ou “S”, embora suavizasse formas e motivos, não desviava uma certa estabilidade de um design gracioso.
A diversidade de formas demandou uma variedade de materiais. Marchetaria com várias cores surgiram ao lado da madeira com folhas de ouro usada para consoles, recamier e espelhos elegantes. A partir dessa época começaram a incluir outros tipos de acabamentos, como reproduções de lacas vindas do Extremo Oriente.
Bronzes e inúmeros apliques em móveis estiveram muito presentes na decoração de interiores do reinado de Luís XV. Assim como a folha de ouro, o bronze dos móveis costumava ser usado para proteger e também decorar, porém eram mais comumente envernizados com a folha de ouro. Tampos de mármore combinavam com as formas sinuosas das fachadas e foram acrescentados no mobiliário enfatizando com toques suntuosos o bronze dourado na decoração.